Cabeça esculpida de um Rei Misterioso é achada em Israel

No verão de 2017, durante as escavações em um local chamado Abel-Bete-Maaca, localizado ao sul da fronteira de Israel com o Líbano, perto da cidade moderna de Metula, arqueólogos descobriram uma minúscula figura da cabeça de um Rei, datado de quase 3.000 anos atrás.

Realmente, a figura é de se impressionar. Ela possui 5 centímetros e é uma peça muito rara da demonstração artística daquela época. A camada onde a escultura foi achada data do século IX a.C – um período associado aos Reinos Bíblicos rivais de Israel e Judá.

Em I Reis 15:20, mostra que a cidade de Abel-Bete-Maaca está em uma lista de cidades atacadas pelo rei arameu Ben-Hadade em uma campanha contra o Reino Israelita.

Embora os estudiosos tenham certeza de que a figura que usa uma coroa de ouro representa a realeza, eles têm menos certeza de qual Rei ela simboliza ou de qual reino ele pode ter governado.

A escultura foi encontrada por um voluntário das escavações da arqueóloga Naama Yahalom-Mack e é feita de um material chamado faiança, que é semelhante ao vidro e era popular em jóias e pequenas estatuetas humanas e animais no Egito antigo e no Oriente Próximo.

A arqueóloga Naama diz que “A cor do rosto é esverdeada por causa desse tom de cobre que temos na pasta de silicato”. Mas o que ajudou a identificar a estátua como um monarca do Oriente Próximo foi o seu “penteado interessante”, acrescentou ela. Esse tipo de penteado era muito comum em como os antigos Egípcios retratavam na arte os seus vizinhos do Oriente Próximo.

“Esse homem meio que representa o jeito genérico que os povos Semitas eram descritos”, disse Naama.

Por conta da datação com Carbono-14 não conseguir dar uma data precisa da criação da peça (além de ser do século IX a.C.), a lista de candidatos à donos dessa estátua é longa. Naama diz que pode ser os Reis Ben-Hadade ou Hazael de Damasco, Acabe ou Jeú de Israel ou Itobaal de Tiro, todos presentes na Bíblia.

“Estamos apenas dando palpites aqui, é como um jogo,” ela completa. “É como um Olá do passado, mas não sabemos mais nada sobre isso.”

Para finalizar, os estudiosos debatem se essa estátua de cabeça é uma peça individual ou se fazia parte de uma estátua maior.

E você, qual Rei acha que essa estátua pertence? Você acha que ela é tem um “corpo” faltando ou é somente esse pedaço? Escreva nos comentários!

Fonte: Traduzido do site APNews.

E aí? Me conte o que achou do post!