Biografia de Eva

Meninas, imaginem vocês de repente acordar, olhar para o lado e ver o homem da sua vida parado à sua frente. Foi o que aconteceu quando Deus fez Eva, e hoje vamos conhecer a história da primeira mulher criada no mundo.

A primeira mulher que existiu na história da humanidade foi criada de uma maneira muito peculiar e especial. Antes de existir, o SENHOR Deus só havia criado o homem (ou o ser humano macho, o qual chamamos de Adão) e percebeu que ele estava sozinho e quis fazer uma pessoa que de acordo com Gênesis 2:18, fosse “alguém que o auxilie e lhe corresponda.”

Após colocar Adão em um “profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe um das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR Deus fez uma mulher e a levou até ele”, como podemos ler em Gênesis 2:21-22.

Créditos da Imagem: "Fall of Man", de Hendrick Goltzius.

Vamos ficar sabendo do nome desta mulher somente depois que ela e seu marido Adão pecam (ops, será que dei um spoiler? rsrsrs), mas todos nós sabemos que ela se chama Eva e vamos chamá-la assim durante esta biografia.

Assim como escrevi na Biografia de Adão, vou repetir o que disse lá, pois também vale para esta biografia; que sinceramente, não temos nenhuma informação Bíblica de como era a vida no Jardim do Éden, pois logo que Eva é feita já lemos o momento da queda do homem (spoiler novamente!)

O que temos de informação na Bíblia é que de acordo com Gênesis 2:25 tanto o homem (Adão) quanto a mulher (Eva) viviam nus e não sentiam vergonha.

E baseado no que Eva diz à serpente em Gênesis 3:2-3, que é “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’”, podemos assumir que no mínimo, Adão mostrou o jardim para Eva e passou para ela os ensinamentos de Deus.

Também podemos ver em Gênesis 3:8 que “Deus andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia”, então também podemos assumir que tanto Adão quanto Eva tinham um relacionamento íntimo com o Senhor.

Mas a alegria do casal logo acabou, pois infelizmente acontece algo que vai mudar para sempre a história da humanidade: Eva e Adão cometem um ato de rebelião contra Deus, que contarei a seguir em forma de diálogo, totalmente baseado nas escrituras de Gênesis 3:1-13.

Um dia Eva estava no Jardim do Éden e a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o SENHOR Deus tinha feito.

– “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?” – a serpente perguntou à Eva.

– “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão'” – Eva respondeu.

– “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal.” – disse a serpente.

E então, Eva “viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento”, de acordo com Gênesis 3:6.

E infelizmente, Eva tomou o fruto, comeu e ainda por cima, deu para o seu marido Adão. Na hora, “os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se”, de acordo com Gênesis 3:7.

Créditos da Imagem: jw.org

Novamente, vou repetir o que escrevi na Biografia de Adão, pois as próximas coisas acontecem tanto com Adão, como com Eva. Logo em seguida o SENHOR chega ao jardim e eles O ouviram e “esconderam-se da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim.” (Gênesis 3:8) e então vamos ler um diálogo em Gênesis 3:9-13 entre Deus e Adão, onde já começamos a perceber os efeitos do pecado no ser humano:

– “Onde você está?” – perguntou Deus.

– “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi.” – respondeu Adão.

– “Quem disse que você estava nu?” – perguntou Deus – “Você comeu do fruto da árvore da qual o proibi de comer?”

– “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu o fruto da árvore, e eu comi” – disse Adão.

– “Que foi que você fez?” – perguntou Deus à Eva.

– “A serpente me enganou, e eu comi.” – respondeu Eva.

Créditos da Imagem: "Adam and Eve try to hide from the sight of God", de Julius Schnorr von Carolsfeld.

Após este diálogo, o Senhor anunciou o castigo que Adão e Eva teriam por esse ato de rebelião, e como estamos contando a história de Eva especificamente, vou mencionar aqui qual foi a sentença dada à Adão em Gênesis 3:16, onde lemos:

"Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará."

E após Adão ter recebido sua sentença, nós descobrimos que a primeira mulher do mundo foi chamada de Eva e gostaria de aproveitar e contar para vocês qual é o lindo significado por trás deste nome.

Para as pessoas do Oriente Médio, principalmente nos tempos Bíblicos, o nome de uma pessoa dizia muito sobre ela. O Velho Testamento foi em sua maioria escrito em Hebraico, com alguns trechos em Aramaico.

Porém, o nome “Eva” vem do Latim, mas no original Hebraico é Havah (חַוָּה), que vem da palavra Hayah (הָיָה), que significa “Vida”, pois de acordo com Gênesis 3:20 “ela seria mãe de toda a humanidade.”

Infelizmente, Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden. Não temos detalhes de como foi a vida deles vivendo fora do Jardim do Éden, só o que sabemos é que logo em seguida eles começaram a ter filhos, como o Caim, Abel e Sete.

Não sabemos até quantos anos Eva viveu e aqui finalizamos a história da primeira mulher que existiu no mundo.

Créditos da Imagem: jw.org

E aí? Me conte o que achou do post!