Biografia de Adão

Vamos conhecer a história do primeiro ser humano criado por Deus: Adão.

Mas primeiro, vamos dar uma olhadinha no que o seu nome significa, pois para as pessoas do Oriente Médio, principalmente nos tempos Bíblicos, o nome de uma pessoa dizia muito sobre ela.

O Velho Testamento foi em sua maioria escrito em Hebraico, com alguns trechos em Aramaico. O nome Adão em Hebraico é Adam (אדם), que significa “homem” ou “ser humano”, mas também pode significar “ser vermelho”, pois ele foi criado da terra.

Adão vai aparecer pela primeira vez na Bíblia em Gênesis 1:26 onde se lê:

"Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão."

Créditos da Imagem: autor desconhecido.

De acordo com Gênesis 2:7, Adão foi criado do pó da terra e Deus soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou alma vivente. Estando vivo, Deus colocou Adão para morar no jardim que tinha feito do Éden e Adão tinha uma tarefa: cuidar do jardim e cultivá-lo!

Adão era livre para comer qualquer fruto das árvores que cresciam ali, mas Deus ordenou que ele não comesse “da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá.” (Gênesis 2:17)

Após isso, Adão recebe uma tarefa um tanto quanto divertida em Gênesis 2:19-20 – dar nome aos animais!

Créditos da Imagem: Adam in Paradise - Genesis chap. II ver. 19 ... Figures design'd by Gravelot. Landskip by Chatelain. G. Scotin et James Cole sculp.

E então, Deus vê que o homem é o único solteiro na área, por assim dizer, Ele diz em Gênesis 2:18 que “não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda.”

Deus faz algo que podemos chamar de “a primeira anestesia geral” e coloca Adão em um profundo sono e de acordo com Gênesis 2:21-22 lemos:

"[...] e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele."

Agora sim Adão estava feliz da vida, tanto que fez até um lindo poema quando conheceu sua esposa:

"Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada"."

Créditos da Imagem: "Fall of Man", de Hendrick Goltzius.

Mais pra frente, em Gênesis 3:20 descobrimos que o nome dessa mulher é Eva.

Sinceramente, não temos nenhuma informação Bíblica de como era a vida no Jardim do Éden, pois logo que Eva é feita já lemos o momento da queda do homem (ops, será que falei um spoiler? rsrsrs)

O que temos de informação na Bíblia é que de acordo com Gênesis 2:25 tanto o homem (Adão) quanto a mulher (Eva) viviam nus e não sentiam vergonha.

E baseado no que Eva diz à serpente em Gênesis 3:2-3, que é “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão'”, podemos assumir que no mínimo, Adão mostrou o jardim para Eva e passou para ela os ensinamentos de Deus.

Também podemos ver em Gênesis 3:8 que “Deus andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia”, então também podemos assumir que tanto Adão quanto Eva tinham um relacionamento íntimo com o Senhor.

Se formos também usar Gênesis 2:15, onde diz que Adão iria cuidar do jardim e cultivá-lo, podemos também imaginar que talvez Adão e Eva ficaram um tempo cuidando do lindo jardim.

Agora, podemos soltar a imaginação e dizer que Adão e Eva se divertiam no jardim, brincavam com os animais, etc… Mas aí já é especulação e não tem embasamento Bíblico.

Créditos da Imagem: jw.org

Mas aí é que a desgraça acontece: um belo dia, Adão é chamado por sua esposa e ela lhe dá justamente o fruto que Deus tinha proibido de comer, o da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Créditos da Imagem: jw.org

A partir deste momento, “os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.” (Gênesis 3:7) e logo em seguida o SENHOR chega ao jardim e eles O ouviram e “esconderam-se da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim.” (Gênesis 3:8) e então vamos ler um diálogo em Gênesis 3:9-13 entre Deus e Adão, onde já começamos a perceber os efeitos do pecado no homem:

– “Onde você está?” – perguntou Deus.

– “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi.” – respondeu Adão.

– “Quem disse que você estava nu?” – perguntou Deus – “Você comeu do fruto da árvore da qual o proibi de comer?”

– “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu o fruto da árvore, e eu comi” – disse Adão.

– “Que foi que você fez?” – perguntou Deus à Eva.

– “A serpente me enganou, e eu comi.” – respondeu Eva.

 

Créditos da Imagem: "Adam and Eve try to hide from the sight of God", de Julius Schnorr von Carolsfeld.

Após este diálogo, o Senhor anunciou o castigo que Adão e Eva teriam por esse ato de rebelião, e como estamos contando a história de Adão especificamente, vou mencionar aqui qual foi a sentença dada à Adão em Gênesis 3:17-19, onde lemos:

"E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida. Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo. Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará."

Créditos da Imagem: "The Expulsion of Adam and Eve from Paradise", de Benjamin West.

Foi depois deste momento que realmente Adão deu o nome de Eva à sua mulher e infelizmente, eles foram expulsos do Jardim do Éden. Não temos detalhes de como foi a vida de Adão e Eva vivendo fora do Jardim do Éden, só o que sabemos é que logo em seguida eles começaram a ter filhos, como o Caim, Abel e Sete.

Finalizamos a biografia de Adão dizendo que no total, ele viveu 930 anos, porque em Gênesis 5:3 lemos que quando ele tinha 130 anos, seu filho chamado Sete nasceu e que ele viveu mais 800 anos após isso e que gerou outros filhos e filhas, afinal, ele e Eva tinham que povoar todo o Planeta Terra!

Créditos da Imagem: "Adam and Eve Teaching Their Children", por Del Parson - churchofjesuschrist.org

E aí? Me conte o que achou do post!