Biografia de Abel

Apesar de sabermos que Adão gerou filhos e filhas (Gênesis 5:4), podemos dizer que Abel foi a segunda pessoa a nascer nesse mundo! Sua história é curta, mas a mensagem e o exemplo que Abel deixou para nós nunca será esquecido.

Em Hebraico, seu nome tem um significado interessante, que podem ser 3: “vaidade”, “fôlego” ou “vapor” e no final desta biografia irei te mostrar uma maneira interessante de vermos o significado do seu nome.

Sabemos bem pouco da história de Abel, somente que ele nasceu depois de seu irmão Caim e que “tornou-se pastor de ovelhas” (Gênesis 4:2). E um certo dia, ele e seu irmão Caim foram fazer um sacrifício ao Senhor.

Créditos da Imagem: jw.org

Enquanto “Caim trouxe do fruto da terra […] Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho”  e “o SENHOR aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta.” (Gênesis 4:3-5)

Não temos nas Escrituras nenhuma explicação do porquê o Senhor não ter aceitado a oferta de Caim, mas baseado na reação que Caim teve ao ver que o Senhor não aceitou sua oferta, a impressão que temos é que o coração de Caim não estava voltado para o Senhor, ao contrário do seu irmão Abel.

E a história de Abel termina assim, de forma abrupta e inesperada, quando ele e Caim estavam no campo e Caim simplesmente o atacou e o matou.

Créditos da Imagem: jw.org

Sua história foi interrompida pelas atitudes invejosas de seu irmão Caim. E para finalizarmos, gostaria de compartilhar algo com vocês que tenho certeza de que deixará a memória de Abel muito mais profunda e significativa.

No Salmo 144:4, a palavra que lemos como “sopro” ou “vaidade” é a mesma do nome em hebraico de Abel, fazendo com que este versículo se encaixe em sua vida:

"O homem é como um sopro (ou vaidade); seus dias são como sombra passageira."

Abel será lembrado como sendo um homem com o coração voltado à Deus e que sua vida foi curta, assim como um sopro e uma sombra passageira…

Créditos da Imagem: jw.org

E aí? Me conte o que achou do post!